Por: Filipe Gondim e Rebeca Gondim

Ensacamento é uma intervenção urbana e vídeo-performance. Ele parte do processo de pesquisa e criação artística de Filipe Gondim e Rebeca Gondim pelo Coletivo Saída de Emergência. O trabalho estuda o autoritarismo, censura e criação artística no Brasil.

Como desdobramentos da pesquisa, já foram apresentados outros trabalhos em alguns espaços artísticos, como “E esses silêncios recorrentes”, participante do XI Salão Universitário de Arte Contemporânea – UNICO (SESC- PE), e um live intitulada “Há perigos na esquinas: os ares da criação artística em tempos de vendavais autoritários”, participante do projeto Cultura em Rede (SESC-PE).

O vídeo-performance e intervenção urbana é uma releitura da intervenção urbana “Ensacamento”, do Coletivo 3nós3 (SP), que realizou a ação em diversas estátuas e monumentos da cidade de São Paulo, em abril de 1979. O trabalho foi produzido igualmente inspirado no que vem acontecendo ao redor do mundo, onde estão sendo derrubadas e questionadas estátuas e monumentos de ditadores, torturadores e genocidas. Questionamentos e ações simbólicas importantes no processo de desconstruir homenagens públicas para pessoas que defenderam ou idealizaram modelos políticos e sociais repressivos e/ou autoritários.

Tags:

Comments are closed