Categories:

Por: @izye.art

“A série de ilustrações ‘Belezas de uma cor’ é o resultado de um longo estudo sobre a Negritude e os Feminismos Negros que venho desenvolvendo nos últimos anos como parte de meu Doutorado Informal (BRETAS, 2016).

Após muitas leituras, debates, reflexões, estudos autodirigidos e encontros com personalidades e pesquisadores sobre o tema Negritude – no Brasil e no mundo – que tive a felicidade de vivenciar. Em 2020, entro para o IFPE Olinda com o objetivo de aprender mais sobre a arte e a tecnologia para trazer ao mundo minha perspectiva sobre o tornar-se negra (SOUZA, 1983) e todas as dores e prazeres envolvidos nessa jornada.

A série nasce sem uma linha muito específica e se cria enquanto estilo com um olhar muito carinhoso sobre as diversas belezas que encontro ao passar horas pesquisando imagens de pessoas na internet, no intuito de me enxergar naquelas plataformas de imagem, desta forma, minha reverberação na arte tem um ponto muito forte: a beleza dos rostos negros. Algo que sempre me prende a atenção são os cabelos que performam acima das cabeças de minhas inspirações como dançarinos que estão esperando seu momento de brilhar.

Apesar de ser uma amante das cores e texturas, em “Belezas de uma cor” opto pelo uso da ilustração vetorizada com apenas linhas em preto, fundo branco e somente uma cor no trabalho, uma marca para cada obra, um tom que é só seu. Entre as inspirações estão modelos, atores, criadoras de conteúdo e pessoas desconhecidas, rostos que me encantaram.

Todas as obras são estudos autodirigidos, não comerciais, apenas para apreciação do público e valorização da estética negra. A série visa preencher um espaço ainda escasso no mundo: pessoas negras como protagonistas.”

Tags:

Comments are closed